7 Motivos para fazer terapia

psicologo_uberlandia_psicologo_online_28

1 – Para se tornar um ser humano melhor! Não precisamos usar palavras diferentes, nem conceitos complicados para falar isso, pois em resumo: fazer terapia com um profissional é um meio para se desenvolver, crescer e ser uma pessoa melhor (ou, ao menos, ser alguém que consegue encontrar paz).

2 – Para tentar dissolver os seus conflitos e resolver os seus problemas.

3 – Para conseguir suportar aquilo que não pode ser simplesmente resolvido.

4 – Para enxergar aquilo que você está repetindo e o que te faz sofrer. A base da vida humana é a repetição e quanto a isso não é possível escapar: acordar, se alimentar, fazer as suas necessidades, trabalhar, dormir e assim estabelecer o seu cotidiano é o ritmo de vida da maior parte da população. Entretanto, existe a repetição de algumas ações que são prejudiciais para você e para as pessoas ao seu redor. São ações que você repete sem saber, já que muitas vezes existe a ilusão de estar tomando uma nova atitude que é aparentemente diferente das anteriores, mas que na verdade é só mais uma repetição. A atitude parece mudar, mas os resultados são sempre os mesmos. É mais fácil perceber isso nos relacionamentos que cada um vai buscar, nas promessas de amor que cada um vai acreditar e na forma com que cada um vai sofrer ao longo da vida.

5 – Para tentar atribuir novos sentidos nas histórias do seu passado. Muitas vezes acontecerem coisas ruins e que serão ruins para sempre, mas o trabalho clínico com um profissional ético faz com que em alguns momentos seja possível ter a chance de aprendizagem a partir das dificuldades da vida.

6 – Para fazer a dor ir embora! Muitas memórias são dolorosas, literalmente, causam uma espécie de dor em quem as sente. A lembrança, isto é, o registro daquilo que aconteceu pode nunca ir embora, mas a dor pode desaparecer. A terapia é um espaço para você lembrar de tudo o que te aconteceu sem que isso seja extremamente doloroso.

7 – Por fim, segundo Freud, um psicanalista, a análise serve para transformar a “miséria neurótica” em uma “infelicidade banal”, isto é, fazer com que um sofrimento impossível de ser suportado se torne algo possível de conviver.

Psicólogo Marcelo Hayeck
CRP 04/56450

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Veja também:

psicologo_uberlandia_psicologo_online_38
angustia

Saiba mais sobre a angústia

Podemos pensar que a angústia é a certeza de algum fim. Aliás, a suposição de que se tem a certeza sobre determinado final. Por exemplo,

psicologo_uberlandia_psicologo_online_39
Terapia

3 Formas de agir

1 – Quando existe a sensação de que se precisa transformar algum aspecto da vida, pode se agir apenas imaginando que algo vai mudar, sem

Fale comigo
Olá, eu posso te ajudar?
Olá, posso ajudar?