Conversar com um psicólogo pode mudar algo na minha vida?

psicologo_uberlandia_psicologo_online_21

Apesar de reconhecer a importância de cuidar da saúde mental, a maioria das pessoas têm exatamente essa dúvida: como que uma conversa de mais ou menos uma hora pode mudar qualquer coisa na minha vida?

Na maioria das vezes a mudança não ocorre ali, naquele momento, mas vem depois. Aliás, a mudança depende do comprometimento e do esforço que cada um realiza para transformar a própria vida. O acompanhamento psicológico não se resume a conversar e esperar que o mundo mude como se fosse mágica, ou seja, precisa existir empenho e responsabilidade no dia a dia para além do momento da consulta.

A terapia serve para você falar das suas questões, dos seus problemas e se mostrar enquanto um ser humano em todos os seus sonhos, desejos e necessidades. Ao dizer da sua história, você se apropria dela e passa a ser um protagonista, isto é, alguém que tem o direito de escolha. Por mais que não tenhamos o controle sobre tudo, não há saúde mental se você está no mundo e sente que não tem o direito de escolha para nada.

Mas como perceber os efeitos da terapia?

Você pode entender a mudança quando sai da consulta. Ao se sentir mais leve ou até um pouco atordoado(a), pensando em tudo o que falou e descobriu de si mesmo. Aliás, isso pode acontecer antes, enquanto você está indo para o atendimento e pensando no que vai falar, julgando o que é mais importante e pensando onde precisa de ajuda. Você pode ver o resultado da terapia quando está em casa e se pega lembrando de algo da sessão ou então quando você está junto com as outras pessoas e se vê repetindo as mesmas falas e ações de sempre. Estar em terapia significa começar a ver as infinitas repetições que te levam sempre ao mesmo lugar de sofrimento e te impedem de encontrar novos rumos para a vida.

Resumindo: a mudança ocorre quando você começa a ver o sentido das coisas que faz e reconhece um padrão que sempre te leva para o mesmo caminho ou te impede de chegar aonde deseja.

Afinal de contas, você se sente preso a uma vida que não te permite nenhuma escolha?

Psicólogo Marcelo Hayeck
CRP 04/56450

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Veja também:

psicologo_uberlandia_psicologo_online_38
angustia

Saiba mais sobre a angústia

Podemos pensar que a angústia é a certeza de algum fim. Aliás, a suposição de que se tem a certeza sobre determinado final. Por exemplo,

psicologo_uberlandia_psicologo_online_39
Terapia

3 Formas de agir

1 – Quando existe a sensação de que se precisa transformar algum aspecto da vida, pode se agir apenas imaginando que algo vai mudar, sem

Fale comigo
Olá, eu posso te ajudar?
Olá, posso ajudar?