O que orienta o trabalho de um bom psicólogo?

psicologo_uberlandia_psicologo_online_22

Apesar da terapia acontecer a partir de uma relação espontânea e flexível, o trabalho de um psicólogo clínico – terapeuta – não é inventado na hora e não ocorre sem fundamento. Aliás, um bom profissional não trabalha de forma aleatória, sem intenções terapêuticas ou sem rigorosas orientações.

Em outras palavras, existe um projeto terapêutico que é desenvolvido para cada paciente e que está articulado com o desejo e o pedido de ajuda que cada um faz ao terapeuta. Portanto, o trabalho clínico de um psicólogo não é igual a uma “conversa de bar”, um encontro religioso, uma reunião acadêmica ou quaisquer outros tipos de diálogos presentes no cotidiano. Ser diferente não quer dizer “ser melhor” ou “ser pior”, todos os espaços de conversa têm as suas funções e os seus motivos.

Mas, afinal de contas: o que orienta o trabalho de um bom psicólogo?

O trabalho profissional é orientado pela Lei e pelas leis do Direito. Todos os trabalhadores, independente da área de atuação, ficam submetidos as leis da república. O psicólogo precisa ter pleno conhecimento da sua função e se orientar a partir da ética profissional, ou seja, deve haver total responsabilidade e comprometimento por sua conduta.

Ademais, o trabalho clínico é orientado por um rigoroso, abrangente e sistemático estudo científico. O psicólogo precisa se fundamentar em teorias aceitas no meio psicológico, isto é, o terapeuta deve se apropriar de um conhecimento que é aceito por seus colegas da Psicologia e que tenha fundamento científico. Isso é o que diferencia o trabalho de um terapeuta que é psicólogo de outros tipos de terapias realizadas por profissionais quaisquer e sem formação acadêmica tradicional: não há ciência ou Código de Ética que vão regular o trabalho! (E isso é um trágico e complexo problema nos dias de hoje).

Por essa coletânea de razões que a atuação de um bom psicólogo não é criada na hora e não vem do nada. Um bom psicólogo se responsabiliza pelo trabalho realizado e consegue responder por suas ações.

Psicólogo Marcelo Hayeck
CRP 04/56450

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Veja também:

psicologo_uberlandia_psicologo_online_38
angustia

Saiba mais sobre a angústia

Podemos pensar que a angústia é a certeza de algum fim. Aliás, a suposição de que se tem a certeza sobre determinado final. Por exemplo,

psicologo_uberlandia_psicologo_online_39
Terapia

3 Formas de agir

1 – Quando existe a sensação de que se precisa transformar algum aspecto da vida, pode se agir apenas imaginando que algo vai mudar, sem

Fale comigo
Olá, eu posso te ajudar?
Olá, posso ajudar?